Veja 6 destinos para conhecer a gastronomia do Brasil

O Brasil é um país com uma diversidade cultural enorme, graças a sua grande expansão territorial e influência de diferentes civilizações que ajudaram a construir esse país. A diversidade cultural brasileira não é observada somente no nosso estilo de vida e nas nossas tradições regionais: a culinária também é uma importante manifestação da cultura de um povo, por isso é tão fácil encontrar receitas e alimentos diferentes que são consumidos em cada canto do país.

Se você é um apaixonado por novas experiências e por conhecer novas culturas, especialmente dentro do nosso país, que tal acrescentar na sua rotina de turismo alguns roteiros gastronômicos imperdíveis nas várias regiões do Brasil? Conheça algumas cidades que apresentam ótimas opções para você que quer conhecer um pouco mais sobre a gastronomia brasileira.

Manaus – AM

A culinária do Norte do Brasil é considerada uma das mais tradicionais e exóticas do país. Ela é baseada em ingredientes encontrados somente nessa região e, por esse motivo, é uma expressão nata da cultura e dos hábitos da população local.

Para conhecer um pouquinho mais sobre a cozinha do Norte, sugerimos uma visita a bela capital Manaus, que vai lhe permitir conhecer uma das cidades mais importantes do país e várias características imperdíveis da alimentação da população.

Não deixe de provar o Tacacá, um caldo de camarão, folha de mandioca e iguarias do Norte do Brasil, o sanduíche de tucumã com queijo coalho (também conhecido como X-caboquinho) e, é claro, todas as receitas de açaí.

Recife – PE

A culinária nordestina é uma das mais apreciadas do Brasil, já que é bastante saborosa, apimentada e característica. As receitas mais tradicionais e influências de sabor e aroma variam bastante com cada estado da região do nordeste do Brasil e por esse motivo é interessante conhecer diferentes cidades e provar seus pratos típicos para poder viver experiências distintas.

A capital de pernambuco, Recife, é um dos destinos favoritos de quem gosta de saborear bons pratos e conhecer um pouco da cultura local. Lá é imprescindível provar a tapioca (doce e salgada), o cuscuz, o queijinho coalho na brasa e vários pratos elaborados a base de peixe. Outra iguaria típica e imperdível da região é o bolo de rolo, recheado de goiabada e adocicado com cana-de-açúcar.

Salvador – BA

Dentro da vasta culinária nordestina, a baiana se destaca por promover uma grande mistura de sabores e aromas de populações (especialmente as africanas) que ajudaram a construir essa cidade, que foi a primeira capital do país.

Quem visita Salvador e é fã de gastronomia não pode deixar de provar o tradicional acarajé, o vatapá, o abará, o caruru e os vários pratos de peixe e camarão elaborados com azeite de dendê e feijão-de-corda.

Pirenópolis – GO

O centro-oeste brasileiro, apesar de não ser um lugar tradicionalmente procurado por brasileiros para o turismo, é uma ótima oportunidade para realizar um roteiro gastronômico para ninguém colocar defeito. A culinária dos estados dessa região do Brasil é marcada pelo uso de raízes, frutas e outros ingredientes típicos do cerrado e do pantanal.

Para quem procura uma experiência diferente, a pequena cidade de Pirenópolis, no interior de Goiás, é uma ótima opção para quem gosta de provar bons pratos regionais e aproveitar as delicias de um lugar mais tranquilo. Não deixe de experimentar a galinhada e o arroz com pequi, os sorvetes de frutas do cerrado, os peixes da região e o Baruzetto, que é um licor produzido a partir da amêndoa do baru – iguaria típica do cerrado.

Belo Horizonte – MG

Não podíamos falar de culinária brasileira sem citar a tradicional culinária mineira, que é uma das mais apreciadas e consumidas em todo o país. Quem visita Minas Gerais sempre se apaixona pelas guloseimas e pratos simples e saborosos elaborados por mineiros espalhados por todo o estado.

Para aproveitar um pouco das características da culinária de várias regiões de Minas, vale a pena visitar a capital do estado. Em BH não deixe de provar o pão de queijo feito com queijo minas, a goiabada cascão, a geleia de mocotó, o frango ao molho pardo, o feijão tropeiro e os rótulos de boas cachaças produzidas na região.

Vitória – ES

Quem disse que a culinária do sudeste brasileiro é feito somente das tradições de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro? A capital do estado do Espírito Santo é um ótimo destino para quem quer fugir de roteiros tradicionais e saborear pratos inesquecíveis e que agradam a todos os tipos de paladares.

Quem vai a Vitória, além de aproveitar as praias e o clima interiorano da capital, deve saborear a tradicional moqueca capixaba, feita com peixes e ingredientes típicos da região. A torta capixaba também é um prato regional muito apreciado.

Conhecer o Brasil é também explorar o melhor da nossa vasta culinária nacional. Quais dos destinos citados aqui você já conhece? Qual é o seu lugar favorito para apreciar uma boa comida brasileira? Conte pra gente!

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou? Se inscreve aí para receber as novidades direto no seu e-mail.
Compre online suas passagens de ônibus com a ClickBus
Booking.com