Mochileiro: 5 dicas para você planejar sua viagem

Listamos cinco dicas para você que curte viajar pelo país, como um bom mochileiro. Desde o seu planejamento, documentação, dinheiro, orçamento e bagagem. Organize-se e coloque o pé na estrada!

1 – Planeje bem a viagem

Mochileiro que é mochileiro, planeja a viagem com muita antecedência! Antes mesmo de você comprar suas passagens de ônibus online, pesquise e planeje os seus roteiros. Saiba sobre o local meses antes da viagem. Assim como onde ficar, os deslocamentos de um ponto para o outro e os cuidados necessários entre os destinos. Para isso, consulte diversos blogs e sites de outros viajantes, como o nosso blog, que traz vários roteiros de viagem pelo país. Quando for escolher a hospedagem, leia as resenhas na internet para não cair em nenhuma roubada.

2 – Documentação

Leve seus documentos mais importantes, como RG ou Carteira de Habilitação. Mas uma dica valiosa para os mochileiros, é fazer cópias autenticadas dos documentos (título de eleitor, carteira de identidade, CPF, entre outros), caso ocorra algum imprevisto no meio da viagem. Organize tudo em uma pasta, com comprovantes de compras, estadias, passagens de ônibus, etc. Além disso, não se esqueça de levar o seu seguro de saúde, se não tiver é imprescindível providenciar um, porque nunca se sabe quando vai precisar utilizá-lo.

3 – Organize seu dinheiro

Uma dica importante é levar o dinheiro em espécie para o caso de alguma necessidade, entretanto, uma quantia razoável para não chamar a atenção para roubos. O dinheiro deve ser divido da seguinte forma: a maio parte em um cartão de banco e o que será gasto durante o dia deve ficar na sua carteira. A estratégia é que você não precise ficar sacando o dinheiro no banco. Além disso, é preciso ficar atento, porque em alguns lugares não passam cartões de crédito ou não aceitam algumas bandeiras, por isso é extremamente importante saber de todas essas possibilidades antes de embarcar em qualquer viagem.

4 – Orçamento realista

Assim como organizar o seu dinheiro, é preciso fazer as contas para a viagem, pensando em tudo, desde os gastos com a comida, para não passar fome, até com a hospedagem. Se procurar por locais como hostel, pense se não vale a pena que neste local tenha a alimentação inclusa, assim você pode garantir uma preocupação a menos e planejar os gastos com mais facilidade.

5 – Bagagem

Um das primeiras regras para os mochileiros é não levar coisas inúteis! Livros e muitas roupas podem parecer tentador, mas é preciso focar no necessário. O ideal é ter uma mochila só com suas coisas imprescindíveis, como eletrônicos, roupas, documentos, itens de higiene, etc. Leve também uma pochete, para levar os documentos e ficar com as mãos livres durante o deslocamento. Leve apenas o que você tem certeza absoluta que vai precisar. Lembre-se que já inventaram a máquina de lavar, o que torna simples lavar roupas durante a viagem. E que malas grandes serão mais um transtorno na hora da locomoção do que uma ajuda na hora de escolher o que vestir.

Mais que uma aventura, é bom estar bem preparado para evitar perrengues no meio do caminho.

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou? Se inscreve aí para receber as novidades direto no seu e-mail.
Compre online suas passagens de ônibus com a ClickBus
Booking.com