3 lugares para viajar na região Amazônica!

A região amazônica é uma das mais fascinantes de nosso país. Descoberta há muito tempo pelos viajantes estrangeiros, a Amazônia ainda tão é desconhecida de boa parte dos brasileiros que um erro comum é confundi-la com o Amazonas. Na verdade, a primeira é toda uma região, enquanto o segundo é um estado brasileiro.

Fato é que a região reúne ótimas opções de passeios. No post de hoje, você vai conhecer 3 lugares para viajar que farão você ter vontade imediata de incluí-los em seus próximos roteiros!

Belém

Considerada o portal da Amazônia, Belém oferece interessantes atrativos aos que lhe visitam. Na capital paraense é possível conhecer os edifícios centenários do Theatro da Paz, da Basílica de Nazaré, o Forte do Presépio e a Casa das Onze Janelas.

Para quem quiser conhecer um pouco mais dos produtos amazônicos, a dica é o tradicional mercado Ver-o-Peso. Se a busca é por um agradável happy hour, nada melhor do que a Estação das Docas, importante polo de gastronomia da cidade.

Belém oferece, ainda, duas oportunidades imperdíveis para quem quer conhecer um pouco mais da diversidade amazônica, sem se aventurar em meio a selva. A primeira delas é o jardim botânico Bosque Rodrigues Alves, espaço de floresta primária preservada que reúne mais de 80 mil espécies de plantas, incluindo um orquidário. A área abriga espécies da fauna local e um aquário. Outra opção para quem quer curtir a natureza é o Mangal das Garças, um espaço com área superior a 40.000 m² onde estão reunidos exemplares da flora e fauna local.

Alter do Chão

Quando pensamos em Amazônia, pensamos logo em floresta e rios caudalosos. Mas saiba que a região também tem praias belíssimas. Distante apenas 35 km de Santarém, no Pará, fica Alter do Chão, o chamado “Caribe Amazônico”.

Localizado na vazante do rio Tapajós, com suas águas claras e esverdeadas, e contando com praias de extensa faixa de areia branquíssima, a paisagem do Alter é de impressionar. Na pequena vila existente no lugar é possível contratar passeios de barco, guias para realização de trilhas e até mesmo para a observação de botos. É possível ainda degustar a convidativa culinária local e conhecer o artesanato tapajônico.

Manaus

Em sua área urbana, vale a pena uma visita ao Palácio Rio Negro e ao icônico Teatro Amazonas, bem como tomar um banho na Praia de Ponta Negra. Para quem quer conhecer a biodiversidade local sem muita adrenalina, boas opções são o Bosque da Ciência, reserva onde é possível ter contato com macacos, aves, tartarugas, jacarés, peixes e peixes-boi, além de grande variedade de árvores nativas.

Outra opção é o Zoológico do CIGS, onde se podem ver onças, jaguatiricas, macacos e aves como araras, tucanos e papagaios. Por fim, Jardim Botânico Adolpho Ducke, considerado o maior do mundo, também é uma excelente opção de passeio.

Se você pretende ir até a Amazônia para ter um contato ainda mais próximo com a natureza, uma boa ideia pode ser se hospedar em um dos chamados hotéis de selva, localizados em meio à floresta. Se você planeja fazer apenas passeios curtos, o encontro das águas, quando os rios Solimões e Negro correm juntos por cerca de 6 km sem se misturar, é imperdível.

Outra opção é um passeio pela floresta, em que o visitante conhece exemplares da flora e fauna nativas em seu habitat natural, como as impressionantes sumaúmas e as belas vitórias-regias.

De Manaus partem, ainda, passeios de barco pelo Rio Negro que levam o turista até um ponto onde é possível nadar com os botos ou tentar pescar um dos gigantes peixes amazônicos.

Com todas essas dicas, não restarão desculpas para deixar de conhecer a região amazônica de nosso país e aproveitar alguns de seus incríveis lugares para viajar! Por isso, confira nosso post sobre como planejar sua viagem e não deixe de conhecer a Amazônia!

Nenhum comentário ainda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostou? Se inscreve aí para receber as novidades direto no seu e-mail.
Compre online suas passagens de ônibus com a ClickBus
Booking.com